* Por Wilame Lima, Coordenador da Marca CENTURY 21 no Brasil
Enquanto as obras da Ponte Construtor João Alves avançavam rio adentro, avançavam também as oportunidades de ligação terrestre entre a capital sergipana o litoral Norte. Para uns, isso significava a possibilidade de chegar mais rápido ao Norte do Estado. Para outros, marcava a consolidação do mercado imobiliário sergipano como uma terra fértil para lançamentos e crescimento habitacional.
Aracaju é uma capital relativamente nova. Começou planejada e hoje possui um plano diretor que vem impulsionando o crescimento vertical e que possibilitou a criação de bairros em velocidade relâmpago, sendo o Jardins o mais impressionante deles. Acima do manguezal, ergueram-se condomínios e shoppings, em áreas antes habitáveis apenas por crustáceos. O resultado foi a valorização da área e a migração urbana para esta região da cidade; construção de avenidas e atração de novas marcas (de franquias inclusive) para Aracaju.
A chegada do Burger King ou da CENTURY 21, por exemplo, são marcos não apenas do crescimento habitacional, mas também do desenvolvimento econômico local. Além da ponte, das avenidas e da relativa proximidade entre os pontos mais distantes de Aracaju, fatores como o valor do imóvel e a qualidade das construções tornaram-se símbolos do crescimento imobiliário na cidade dos cajueiros e dos papagaios.
Para quem esperava que crescimento esfriasse, as notícias são outras: os segmentos imobiliário e de construção pesada darão sinais rápidos de recuperação em 2010, isto graças a investimentos públicos, oferta de crédito e crescimento acelerado da construção civil. Por outro lado, vão faltar profissionais especializados nesta área.
Não só em Sergipe, como no Brasil, vemos a festa da casa própria. O governo federal, que passou o ano estimulando a construção de novas residências populares e o acesso ao crédito colhe os primeiros frutos de toda esta campanha. O Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) já trabalha com uma margem de crescimento de 10% a 15% do mercado imobiliário brasileiro em 2010, incluindo lançamentos e vendas de terceiros. Também se notou, de acordo com o órgão, que as vendas de 2009 foram iguais ou maiores que em 2008.
Para o mercado imobiliário, a elevação do consumo reflete-se em mais gente em busca de novos imóveis. Com a construção de novos empreendimentos, o setor mais beneficiado em 2010 deve ser o de lançamentos, em todo o Brasil. Outra razão que nos faz acreditar que as imobiliárias estarão cheias de clientes em 2010 é a diminuição da taxa de desemprego e, como conseqüência, confiança do consumidor para utilizar o FGTS.
Agora, mais do que nunca, é hora de investir, seja num negócio imobiliário seja na própria moradia. O momento é perfeito para se conquistar aquilo o que sempre se sonhou.
* Wilame Lima visitará o Estado de Sergipe no final de Dezembro, para avaliar o mercado imobiliário da região. Segundo ele, que nasceu e viveu boa parte de sua infância na cidade de Aracaju, cidades pequenas como Itabaiana e Estância, por exemplo, estão demonstrando cada vez um enorme potencial de desenvolvimento.
Lima permanecerá na cidade de Aracaju durante 15 dias visitando potenciais Franqueados que já estão em contato com a CENTURY 21. Ele comenta que a oportunidade de visitar a sua cidade Natal, conhecendo e analisando um mercado que tem demonstrado grandes oportunidades de negócio, o deixa ainda mais orgulhoso das pessoas do nordeste.
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